RPG (Reeducação Postural Global)

É uma técnica fisioterápica para melhora de sintomas como dores e inflamações em qualquer parte da estrutura músculo-esquelética, formigamentos, diminuição de força, alteração estrutural incluindo compressões articulares e escoliose, disfunções de ATM, estrabismo, hérnia de hiato, labirintite, distúrbios circulatórios e estresse.
As alterações são avaliadas a cada sessão, num trabalho individual, buscando o trajeto a ser tratado, que vai do problema até a causa. 
Durante o tratamento são realizadas posições estáticas de forma global, com evoluções lentas, suaves e progressivas, respeitando a necessidade de cada indivíduo, através de alongamentos ativos devolvendo o comprimento, a flexibilidade e a força dos músculos, liberando as articulações e consequentemente obtendo alívio dos sintomas e melhora das amplitudes de movimentos.
Realizado atendimentos domiciliares, quando solicitado.

Os músculos são presos uns aos outros e presos aos ossos formando cadeias musculares dos pés a cabeça como um fio, que para esticar os músculos envolvidos na lesão, precisamos puxar as duas extremidades. Não se pode puxar somente uma extremidade, pois o alongamento realizado será perdido na outra ponta e o resultado não será eficaz.
A maior parte das dores osteomusculares é resultado de má postura, e surgem como um sinal de alerta do corpo para mostrar que existe algo fora do eixo. Infelizmente, a postura incorreta não dá sinais, sendo que as pessoas só percebem quando aparecem os sintomas ou quando alertadas após alguma avaliação postural. Não se deve deixar uma dor evoluir, pois ela se acomoda, gerando compensações confortáveis para os sintomas, alterando ainda mais a postura. Deve-se buscar a causa e tratar antes das acomodações.
Os principais fatores que causam as posturas inadequadas são a vida moderna e a perda, cada vez maior, dos hábitos e condições de vida naturais. Passamos muito tempo sentados no carro, na frente do computador, da televisão, ou muito tempo em pé. Estamos sempre estressados, tensos, o que também contribui para enrijecer os músculos. Somando tudo isso com o efeito da gravidade e o sedentarismo, podem ocorrer dores nas costas, de cabeça e pescoço, hérnias discais, dor ciática, nos joelhos, pés, quadril, ombro, cotovelo, punho, além das escolioses, cifoses e outros problemas morfológicos.

title
Fale conosco